terça-feira, 19 de agosto de 2008

Animação da reprodução do vírus da AIDS

Gente,

Essa animação é demais! Mostra, de maneira bem didática, todo processo de replicação viral do HIV. A locução é em inglês, mas tentei fazer uma tradução das etapas para que vcs consigam entender. Leia a legenda abaixo antes de assistir:


A replicação do HIV é um processo composto de várias etapas. Cada etapa é crucial para o sucesso da replicação do vírus e assim constituem um foco para a produção de drogas anti virais

Primeiro passo: Infecção de uma célula hospedeira (Linfócito T). A entrada do vírus HIV nessa célula requer a presença de certos receptores na membrana celular (receptores e coreceptores CD4). Esses receptores interagem com proteínas no capsídeo do vírus. Quando o HIV se aproxima do linfócito T, a glicoproteína de sua membrana encaixa no receptor CD4 com ajuda do coreceptor. Esse processo muda a conformação da proteína que faz com que o capsídeo do vírus se funda à membrana celular do linfócito. Desse modo entram na célula duas fitas de RNA e três enzimas: protease, integrase e transcriptase reversa. A protease tem a função de fazer nosvas proteínas do vírus. A transcriptase reversa sintetiza DNA a partir do RNA viral. A integrase corta a fita de DNA em pontas adesivas que irão aderir ao DNA sa célula para orientá-la a produzir RNA viral.

As drogas desenvolvidas para o controle da doença atuam justamente atrapalhando todo o processo: do momento em que o vírus atraca na célula à ação de sua enzimas.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Profª!
Aqui é a Carolina do 3º A, Ensino Médio, do colégio da PM - Penha.

Adorei o vídeo!!!

Grande beijo!!