terça-feira, 8 de março de 2016

Atividade de recuperação 4 - Montagem do DNA - Primeiros

Queridos,

A atividade 4 será a última atividade de recuperação a ser realizada nesse bimestre. Ufa!
Vamos realizar essa atividade em grupos na sala de aula. Siga as instruções abaixo e traga os materiais solicitados para a aula.

O que fazer?

1. Forme grupos de 3, 4 ou 5 alunos ( não, não pode grupos de 6, nem 7! rsrsrs)
2. Cada grupo deverá trazer no dia marcado abaixo, os seguintes materiais:
  • 1 caixa de sapatos (para guardarmos os materiais abaixo) 
  • 24 bolinhas de isopor pequenas (algo em torno de 2 cm de diâmetro, pode ser um pouco menor ou maior
  • 24 pentágonos de isopor de mais ou menos 5 cm de lado
  • 28 formas de isopor nos formatos e dimensões abaixo (7 para cada um dos quatro formatos abaixo)



  • 1 caixa de palitos de dente (100 palitos)
  • 15 formas de isopor em formatos orgânicos (ou seja, qualquer formato). Segue sugestão abaixo:
Observações:

  • Todas as dimensões podem ser adaptadas para um pouco mais ou um pouco menos. 
  • Se o grupo não trouxer os materiais, ficaremos impossibilitados de fazer a atividade. Portanto, não esqueçam.
  • Caso o grupo queira fazer algum tipo de adaptação no material ou trabalhar com sucata, me procurem para orientações.

Datas para levar esse material para a escola:
1B, 1C - 15 de março
1D - 17 de março


Recuperação 3 de Biologia para os primeiros - Experimento do fungo

Queridos,

Vamos a nossa terceira atividade de recuperação desse bimestre!
Estamos estudando a composição química da célula e como essa composição está relacionada ao metabolismo celular. Pois bem,  em sala de aula, já discutimos o papel da água nas células animais e vegetais, agora vamos verificar essa atuação através de um experimento. Siga as instruções abaixo e boa sorte!

Experimento - Importância da água para os seres vivos

Objetivo: Verificar a importância de água para o desenvolvimento dos fungos (nosso modelo biológico para esse experimento); Verificar também se diferentes proporções de água podem afetar o estabelecimento e desenvolvimento dos fungos.

Materiais
- 3 fatias de pão de forma (não use pão integral e nem pão francês, prefira o pão branco)
- 3 saquinhos (aqueles com fecho hermético, tipo ziplock, são melhores, mas se não tiver, use qualquer um)
- Água

Como fazer?

Disponha os pães nos saquinhos, como orientado abaixo.

Saquinho 1 - pão

Saquinho 2 - pão levemente umedecido

Saquinho 3 - pão bem umedecido

O pão do saquinho 3 não precisa estar encharcado, basta colocar mais água do que foi colocado no pão 2. Feche bem os três saquinhos, coloque em um armário fechado (pode ser na lavanderia ou dispensa, por exemplo) e observe todos os dias, por 15 dias. Se perceber mudanças nos três saquinhos, vá anotando o que está acontecendo. Quanto mais detalhista você for, melhor.

Depois de 15 dias de observação, jogue os saquinhos com os pães fora. Não precisa abrir o saquinho. simplesmente jogue no lixo.

Com base nos dados coletados ao longo dos quinze dias de observação, escreva um relatório contendo o resultado (o que foi acontecendo ao longo dos quinze dias) e as conclusões a respeito do resultado. Pense nas seguintes perguntas ao escrever o relatório:

- Apareceram fungos (bolor, mofo)?
- Quando?
- Nos três saquinhos?
- Por quê?

Essas perguntas não precisam ser respondidas assim, nessa ordem, mas você pode pensar nelas para escrever seu relatório.

Você pode começar assim:

Relatório de observação do Experimento "Importância da água para os seres vivos" (esse é o título do relatório)

            Conforme solicitação da professora de Biologia Alcione, realizei em minha casa o experimento "Importância da água para os seres vivos". Montei o experimento conforme as instruções do blog e observei por 15 dias, diariamente.
             O objetivo desse experimento era....... (você continua aqui). No ....... dia de observação, notei que ....... (continue)


Entendeu?
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, me procure na aula ou pela escola. Estou à disposição para te ajudar!

Data de entrega dessa atividade
1B - 31 de março
1C - 30 de março
1D - 31 de março

PS.: O relatório pode ser escrito à mão ou digitado no computador e não precisa de capa. Escreva seu nome, número e série e entregue. Não precisa se alongar muito. Acredito que em 20 ou 30 linhas, você conseguirá relatar o que observou. Lembre-se sempre das regras de pontuação, acentuação e ortografia ao escrever qualquer coisa. Não é por que estamos fazendo uma atividade de Biologia que nos esqueceremos das normas da língua culta. Atenção!!!