terça-feira, 26 de agosto de 2008

Concurso: Interprete a música e ganhe...

Conhecimento!
Então é o seguinte, a tarefa é entender o que o Caetano Veloso quis dizer no primeiro verso dessa música linda. O verso em questão é:

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver denovo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Clique em comentários, lá no finzinho do post, e escreva o que vc acha que significa esse verso. O primeiro que decifrar esse enigma será ovacionado (aplaudido) por um grupo de quarenta alunos em sala de aula... e só!
Esse desafio é aberto a todos os alunos, mas direcionado especiamente aos alunos dos 7os. C e D, pois estamos estudando Botânica nesse bimestre. Aliás, essa é a dica: quem já estudou um pouquinho de Botânica vai sacar! Se estiver muito difícil me escrevam nos comentários e eu mando dicas.

A música inteira:

LUZ DO SOL
Caetano Veloso

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...

Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...

Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...

Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...
Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...

Uma árvore de ovo!



Já imaginaram que bacana colher ovos fresquinhos diretamente da horta?
Já imaginaram nunca mais precisar comprar ovos?
Agora você já pode ter essa incrível planta produtora de ovos no seu jardim!!!!!


Professora engraçadinha, né?


Essa planta incrível é apenas um pé de berinjela (Solanum melongena). Isso mesmo a mesma berinjela que sua mãe insiste pra você comer. Acontece que essa aí é uma variedade conhecida como "Pé de ovo" que é usada como planta ornamental.


A berinjela é uma planta originária da Índia, porém foram os árabes, grandes apreciadores desta fruta, os responsáveis pela sua introdução na Europa. A berinjela é uma planta da família Solanaceae, assim como o tomate, o pimentão e a batata.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Animação da reprodução do vírus da AIDS

Gente,

Essa animação é demais! Mostra, de maneira bem didática, todo processo de replicação viral do HIV. A locução é em inglês, mas tentei fazer uma tradução das etapas para que vcs consigam entender. Leia a legenda abaixo antes de assistir:


A replicação do HIV é um processo composto de várias etapas. Cada etapa é crucial para o sucesso da replicação do vírus e assim constituem um foco para a produção de drogas anti virais

Primeiro passo: Infecção de uma célula hospedeira (Linfócito T). A entrada do vírus HIV nessa célula requer a presença de certos receptores na membrana celular (receptores e coreceptores CD4). Esses receptores interagem com proteínas no capsídeo do vírus. Quando o HIV se aproxima do linfócito T, a glicoproteína de sua membrana encaixa no receptor CD4 com ajuda do coreceptor. Esse processo muda a conformação da proteína que faz com que o capsídeo do vírus se funda à membrana celular do linfócito. Desse modo entram na célula duas fitas de RNA e três enzimas: protease, integrase e transcriptase reversa. A protease tem a função de fazer nosvas proteínas do vírus. A transcriptase reversa sintetiza DNA a partir do RNA viral. A integrase corta a fita de DNA em pontas adesivas que irão aderir ao DNA sa célula para orientá-la a produzir RNA viral.

As drogas desenvolvidas para o controle da doença atuam justamente atrapalhando todo o processo: do momento em que o vírus atraca na célula à ação de sua enzimas.

sábado, 16 de agosto de 2008

T1 de Ciências - 9os. A, B, C e D - Capítulo 3

Agora vamos atrás de material para o capítulo Energia e poluição da apostila. Comecem assistindo esse vídeo sobre como se acha petróleo. É bem didático e interessante.

1. Clique no link abaixo para assistir o vídeo:
http://br.youtube.com/watch?v=tMtypnHudL4

2. Leia o capítulo Energia e Poluição da apostila.

3. No dia 05/09/08, vamos ao laboratório de informática, onde vcs responderão questões sobre esse assunto numa prova eletrônica. Portanto estudem bastante!

T1 de Ciências - 9os. A, B, C e D - Capítulo 2

Então, continuando nosso T1, vamos para o segundo capítulo:

Agora nosso assunto é Funções Químicas. Fuçando no youtube eu achei esse vídeo, que é simplesmente demais. Vcs vão amar...

1o. Passo:
Clique abaixo para assistir a um videoclipe sobre Ácidos e Bases. Eu amei! É demais! Decorem a música, vai ajudá-los nas provas.

http://br.youtube.com/watch?v=kWuR_XV8S2M

2o. Passo:
Agora, o trabalho de vcs consiste em completar a música, ou fazer outra onde sejam citadas as características dos sais e dos óxidos também. Essa parte do trabalho pode ser feita individualmente, em duplas ou em trios.

Opções para entrega do trabalho:
Se vc for tímido, entregue apenas a letra digitada manuscrita numa folha.
Se vc for espirituoso, grave a sua voz cantando e me mande por e-mail ou num cd, ou outra mídia compatível.
Agora se vc for bem aparecido, grave um vídeo cantando a música que vc escreveu e me mande por e-mail ou num cd. VHS não, por favor, não tenho onde assistir.

Entendeu? Então entregue essa parte do trabalho até o dia 03/09/08
E-mail para mandar os trabalhos: alcionepiva@gmail.com

T1 de Ciências - 9os. A, B, C e D - Capítulo 1

Então minha gente, o T1 desse bimestre consiste em assistir vídeos, ler textos e responder questões. A primeira parte do T1 será assistir aos vídeos do Telecurso sobre Energia Térmica, depois vc vai ler o texto anexado e depois irá responder às questões relacionadas abaixo. O trabalho pode ser manuscrito ou digitado. Use folha de sulfite, almaço ou monobloco. Entregue as questões na próxima quinta-feira (28/08).
Siga os passos:
1. Clique abaixo para acessar o vídeo de Energia térmica (ele está dividido em duas partes e tem 15 minutos ao todo):
Primeira parte
Segunda parte
2. Leia o capítulo de energia térmica da apostila
3. Agora que você já assistiu o vídeo e leu o texto responda às questões abaixo:
1) Explique por que, quando queremos tomar uma bebida gelada, precisamos aguardar algum tempo depois de colocá-la na geladeira.
2) Maristela mediu a temperatura de um líquido com dois termômetros: um utilizava a escala Celsius e o outro, a Fahrenheit. Surpreendentemente, ela obteve o mesmo valor, isto é, tc = tf. Descubra qual era a temperatura de tal líquido.
3) Lembre do conceito de densidade e responda: o que acontece com a densidade de um objeto quando ele é aquecido?
4) Gaspar estava realmente com febre: sua temperatura era de tf = 100° F. Descubra qual o valor normal da temperatura do corpo humano na escala Fahrenheit.
5) Gaspar encheu o tanque de gasolina e deixou o carro estacionado sob o sol forte de um dia de verão. Ao retornar, verificou que o combustível havia vazado. Explique o que ocorreu.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Alunos dos 7os C e D prestem atenção!

Alunos dos 7os. C e D,

Tem uma lista de exercícios para vcs, que foi postada o ano passado, mas eu atualizei para que vcs possam identificar. Esse é o nosso T1, portanto não deixem de fazer. Clique no link abaixo para ir direto pra lista:

http://professoraal.blogspot.com/2007/08/lista-de-exerccios-de-fixao-da.html

Beijos

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Revolução Genômica

Olha que bacana minhas alunas dos primeiros A e B no Ibira. Nesse dia fomos visitar a exposição Revolução Genômica. Eu estou na foto também. Sou essa de branco...

Esse modelito combina com o meu jeito impetuoso de dar aula, vcs não acham? (rs)

Lista de exercícios dos Primeiros - T2

1o.s A, B e C, segue minha lista de exercícios para esse bimestre. Estude por ela para a AV1 e para a AV2. Essa lista não é diferente daquela que eu entreguei na sala de aula, só coloquei aqui pro caso de algum aluno perder.
Data de entrega da lista: até a AV1

1) Escreva se a relação proposta existe ou não e o nome dos Reinos relacionados
a) Existe Protista unicelular?
b) Existe eucarionte unicelular?
c) Existe autótrofo procarionte?
d) Existe procarionte pluricelular?
e) Existe Monera heterótrofo?

2) Qual os três critérios estabelecidos por Robert Whittaker em 1969 para divisão dos seres vivos em 5 Reinos?
1. __________________________________
2. __________________________________
3. __________________________________

3) Por que os vírus não se enquadram em nenhum dos 5 reinos existentes atualmente?
a) Por que eles são parasitas intracelulares obrigatórios
b) Por que eles não têm metabolismo próprio
c) Por que eles são acelulares
d) Por que eles sintetizam DNA a partir de RNA
e) Por que eles são muito pequenos

4) “Os vírus são os menores seres vivos da Terra, desse modo devem ter sido os primeiros habitantes do planeta.” Explique por que essa afirmação está errada.

5) Qual a estrutura básica de um vírus? (Pode desenhar)

6) O vírus da Herpes está presente em muitas pessoas que não sabem que estão infectadas, uma vez que na maior parte do tempo, a doença não apresenta sintomas. Essas pessoas passam anos ignorando a presença desse parasita até que uma ferida aparece e expõe a situação. Por que a Herpes se desenvolve dessa maneira?

7) Sobre a AIDS pode-se dizer: (Mais de uma alternativa é correta):
a) Seu vírus é conhecido como HIV
b) Ele ataca as células do fígado
c) O portador da doença fica vulnerável a infecções oportunistas que podem levá-lo a morte
d) É transmitida por sexo vaginal, anal e oral sem uso de preservativo
e) O vírus é tão pequeno que pode atravessar a trama do látex da camisinha
f) Não é seguro beijar uma pessoa portadora do vírus
g) É provável que o vírus HIV tenha sido transmitido aos humanos através da ingestão da carne de macaco contaminada com vírus da imunodeficiência símia
h) O HIV é um retrovírus
i) O coquetel anti-AIDS é dado gratuitamente pelo governo brasileiro aos portadores sintomáticos da doença
j) Os remédios para AIDS atrapalham a reprodução do vírus

8) Qual a relação existente entre vírus e câncer?

9) Em que período surgiram?
a) Os dinossauros?
b) Os peixes?
c) As plantas?
d) As aves?
e) O ser humanos moderno?

10) Organize as espécies abaixo de acordo com a ancestralidade (Quem deu origem a quem)
Australopitecus afarensis
Homo erectus
Homo sapiens
Homo habilis

11) Associe as colunas
A – Homo habilis
( ) Capacidade craniana de 850 a 1000 cm3; dominam o fogo
B – Homo sapiens
( ) Capacidade craniana de 650 cm3
C – Homo erectus
( ) Capacidade craniana de 450 a 500 cm3
D – Australopitecus afarensis
( ) Organização social; linguagem

12) Dos animais listados abaixo, assinale o parente mais próximo do homem:
a) Baleia
b) Tubarão
c) Pomba
d) Cobra
e) Sapo

13) Associe as colunas corretamente:
A – Neártica
( ) Coiote, águia, boi-almiscarado
B – Neotropical
( ) Ornitorrinco, canguru
C – Etiópica
( ) Macacos, papagaios
D – Paleártica
( ) Leão, zebra, gorila
E – Oriental
( ) Urso, lobo, ouriço
F – Australiana
( ) Tigre, elefante

14) Por que os marsupiais (canguru, coala, quivir, lobo da tasmânia) se desenvolveram tanto na Austrália? (Pesquise)

15) Escreva o nome das seis regiões zoogeográficas e quais os países ou continentes que as compõe.

Instruções para o Herbário - 7os. C e D

Bom queridos, como prometi estou postando as instruções para fazer a herborização.


Data de entrega do trabalho: 09/09/2008

Introdução: Um herbário deve ser considerado com um excelente meio de documentação científica de espécies vegetais. Assim, tem por finalidade o estudo e a catalogação das inúmeras espécies de plantas que habitam o nosso planeta Terra. O tipo de estudo que se pretende fazer é que orienta o método de como devemos coletar e herborizar um determinado exemplar, embora a técnica de herborização praticamente não sofra grandes modificações.Podemos estudar a morfologia externa, a taxonomia e sistemática de classificação dos vegetais, a distribuição ecológica das espécies vegetais e outras. Por outro lado essa atividade científica é muito valiosa do ponto de vista de torná-lo um bom observador e permitir a você um encontro efetivo e real com a natureza. Sob este aspecto, sabemos que boa parte das pessoas que, por exemplo, tem a oportunidade de entrar em uma mata, floresta ou até mesmo num pequeno bosque, tem grandes dificuldades de “enxergar” a grandiosa e sem-número de variedade de formas, cores, sons, perfumes; movimentos, que lá se manifesta. Muitas apenas conseguem perceber que o ambiente é agradável e “verde”.Mas o que é um herbário afinal de contas? Publicado pelo Instituto Botânico, de SAKANE, M., 1984, o manual de “Técnicas de coleta, preservação e herborização de material botânico”, nos diz que:“Um herbário é uma coleção de plantas mortas, secas e montadas de forma especial, destinadas a servir como documentação para vários fins. Ele é utilizado nos estudos de identificação de material desconhecido, pela comparação pura e simples com outros espécimes da coleção herborizada; no levantamento da flora de uma determinada área; na reconstituição do clima de uma região; na avaliação da ação devastadora do homem ou da ação deletéria da poluição; na reconstituição do caminho seguido por um botânico coletor, etc. Muito é possível conseguir-se pelo simples manusear de exsicatas de um herbário”.[vocabulário: exsicata: Exemplar dessecado de uma planta qualquer, conservado nos herbários.]Nosso objetivo, entretanto, não é tão amplo, mas bastante valioso para você que é fascinado pela natureza e se encontra nessa fase do estudo, de alguma forma ligado ao tema. Propomos, então, para essa atividade, que você faça coletas e organize uma coleção de plantas com o objetivo do estudo da “Morfologia Externa dos Vegetais”.Lembramos que o sucesso na execução dessa tarefa vai depender diretamente do planejamento estabelecido no início do trabalho. Assim, como primeiro passo, recomendamos fazer um estudo detalhado dos vários órgãos ou estruturas que deverão constar no seu trabalho. Vencida esta etapa, você deverá proceder à coleta desses materiais para herborizá-los, conforme a técnica que iremos descrever mais adiante, tendo o cuidado de fichá-los. Como sugestão, daremos o modelo de uma ficha de coleta.Finalmente, lembramos que é muito importante você não se limitar apenas à herborização de plantas que tenham sido citadas nos textos pesquisados, pois existe uma variedade imensa de outras plantas com as mesmas características.

Herborização: Este processo consiste na secagem de exemplares coletados, através de técnicas simples, procurando-se preservar a forma e a estrutura dos mesmos. Material acessório para herborizar- folhas de papelão canelado (30 x 40) cm, sendo as canaletas dispostas perpendicularmente ao maior lado da folha;- folhas de jornal dobradas, do mesmo tamanho das folhas do papelão canelado;- duas pranchas de “Duratex” de (30 x 40) cm;- folhas de papel Canson A4- cordoné ou fio de sisal;- agulha de costura e linha

Observação: os materiais podem ser adaptados, para a realização da secagem. Se você tiver dificuldade em encontrar um dos materiais substitua por outro que terá o mesmo efeito. Não “compre” todo material de uma vez, verifique primeiro o que você vai precisar

Técnica para herborizar
1. Interpor o material coletado em folhas de jornal dobradas, distendendo-o, de modo que os órgãos ou estruturas não se sobreponham. Essas serão suas primeiras pastas.
2. Intercalar cada uma das pastas do item anterior com folhas de jornal dobradas e para cada conjunto de duas outras pastas, intercalar folhas de papelão canelado.
3. Nas faces externas dessa pilha de pastas, colocar as pranchas de “Duratex” e amarrar o conjunto fortemente para prensar o material. Você pode usar livros pesados, listas telefônicas ou outros materiais para prensar as folhas.
4. Manter o material prensado em estufa ou lugar quente e seco, para que se processe a secagem, podendo, até mesmo, expô-lo ao sol.
5. Trocar periodicamente as folhas de jornal caso o material prensado não permaneça em estufa. Não existe tempo determinado para a secagem.
6. Retirar da prensagem o material já seco e fixá-lo nas folhas de Canson com cola em bastão, colocando no canto direito inferior a etiqueta de classificação.
7. Atrás da folha de Canson, você deve colar ou imprimir diretamente na folha informações a respeito daquela planta. As informações são: nome científico; família; onde é encontrada; que partes são usadas; propriedades terapêuticas e outras informações que o aluno achar relevante.
8. Depois do trabalho completamente pronto, mandar plastificar a folha para que ele integre o Herbário que ficara à disposição para consulta na nossa Biblioteca. Se não for possível plastificar, entregar sem a plastificação.

Mais detalhes procure aquihttp://www.feiradeciencias.com.br/sala26...


Exemplos de Herbários
http://www.ordembiologos.pt/Herbario%20virtual.html